EscalaMédica
Gerencie as escalas de trabalho das suas equipes com o sistema Meus Plantões com economia, facilidade e interatividade em tempo real.
Escala médica de trabalho Meus Plantões
Crie escalas, amplie seu gerenciamento, se comunique melhor com sua equipe e descubra onde otimizar tempo para se focar no atendimento ao paciente.
Como funciona o programa de escala de plantão médico
Tenha acesso a todas as informações básicas e profissionais de cada colaborador.
O Coordenador cadastra e gerencia os perfis dos médicos e plantonistas, de acordo com a especialidade de cada um.
Com sistema versátil e fácil de utilizar, os coordenadores podem planejar a escala de plantões semanalmente.
Com uma plataforma inovadora, o coordenador cria escalas de maneira rápida e simples. Ela irá facilitar a visualização dos plantonistas em cada período do dia e seus locais de atuação. Além de poder incluir observações sobre algum plantão ou plantonista.
Com o Meus Plantões é fácil visualizar os horários dos plantonistas nas escalas fixas e saber onde há plantões vagos, otimizando o tempo para agendar novos plantões. Altere e edite dias específicos em que haja a necessidade de mudança na escala fixa.
Com as escalas validadas pelos coordenadores, os plantonistas terão acesso aos horários, poderão assumir novos plantões, realizar trocas e outras facilidades que privilegiam a autonomia dos funcionários, sempre de maneira segura.
Emita relatórios por períodos selecionados e tenha acesso detalhado a todos os plantões realizados. Veja o total de horas trabalhadas por cada plantonista, atrasos, horas extras e os valores a serem pagos a cada um.
Tenha um panorama geral a todos os plantões e saiba quais foram trocados, bloqueados ou assumidos por cada membro, visando um maior rendimento da equipe.
Se comunique com a sua equipe. Em um menu interativo, troque mensagens e facilite a comunicação entre os médicos e plantonistas.
Com o sistema Meus Plantões você gerencia com mais rapidez, acompanhando em tempo real as escalas. Quando ocorrem faltas de plantonistas fica mais fácil de remarcar, além de reduzir possíveis falhas, sobrando tempo para se focar no cuidado com o paciente.
Tenha acesso aos registros de todas as ações executadas pelos membros da equipe. Saiba quais ações foram realizadas pelos usuários no sistema e solucione possíveis dúvidas sobre as tarefas desempenhadas.
Tenha a comodidade de ter todos os dados centralizados no sistema Meus Plantões.
Defina o local de atendimento dos plantões. Com isso, você sabe onde cada plantonista estará nos horários pré-estabelecidos na escala.
Tenha o gerenciamento dos locais de plantão na palma da sua mão. Cadastre salas e consultórios e tenha uma ampla visão de onde cada plantonista está atuando, localize com facilidade salas que estão disponíveis para atendimento e evite conflitos de utilização da mesma sala para equipes diferentes.
Vantagens de usar o sistema de escalas médicas Meus Plantões
Sistema fácil de navegar
Acompanhe as escalas em tempo real
Com interface intuitiva, a plataforma foi criada pensando em agilizar os processos de gerenciamento das escalas médicas.
Tenha o total controle das tarefas que estão sendo realizadas pelos plantonistas, visualizando onde há plantões vagos e otimizando o seu tempo.
Agilize o agendamento ou remarcação de plantões
Acompanhe os relatórios financeiros
No menu das escalas é possível saber em tempo real o que cada plantonista está realizando. Caso algum funcionário falte ou chegue atrasado, você acessa essas informações com rapidez, ganhando tempo para resolver lapsos no quadro de funcionários e se prevenindo de futuras lacunas na escala.
Quando criar uma escala, o gestor pode valer-se dos relatórios financeiros do sistema para definir os valores e utilizá-los para a emissão da remuneração dos plantonistas.
Fique de olho nos resultados
Equipe unida e redução de erros
Por meio de relatórios simples e de fácil leitura, você tem acesso a todos os plantões realizados, total de horas trabalhadas, ações realizadas, faltas e as horas extras. Visualizando, assim, os maiores colaboradores e solucionando possíveis equívocos de horários e rendimento dos funcionários de cada equipe.
Por meio das facilidades do sistema Meus Plantões você consegue controlar as ausências e substituir os plantonistas. O sistema te permite visualizar falhas, ganhar tempo e reduzir custos, permitindo um maior desempenho no monitoramento das escalas.
Disponível para IOS (iPhone) e Android, o aplicativo te possibilita organizar escalas dos plantões, criar e administrar as escalas de trabalho, acompanhar as tarefas em tempo real, 24 horas por dia e emitir relatórios. Também é possível trocar mensagens de textos entre colaboradores e coordenadores.
Com destaques em cores diferentes, saiba quais plantões estão disponíveis e quais permitem trocas. Disponibilize plantões para todos da equipe ou para um plantonista específico. Se a troca for aceita pelo coordenador, o plantonista receberá uma notificação pelo aplicativo e por e-mail avisando sobre a nova atividade.
Com o sistema Meus Plantões é possível colocar o logo do seu estabelecimento, estilizar a interface da plataforma e inserir funcionalidades de acordo com a realidade do seu estabelecimento.
Tenha uma equipe engajada e disponibilize o aplicativo sem nenhum custo para os plantonistas.
Precisa deixar a escala médica visível em um mural? Com o sistema há uma ferramenta que permite imprimir as escalas em Excel.
Conheça Nossos Planos?
Pelo preço de um cafezinho por dia, seu gerenciamento de escala fica mais transparente e organizada.
Plano 01
Plano 02
Plano 03
Seja uma das empresas que confiam no Meus Plantões
Pensando nos desafios de gerenciar uma equipe e suas escalas de trabalho, o Meus Plantões criou um sistema inovador e funcional que facilita todo o processo de gerenciamento de escalas. Seja um dos nossos clientes satisfeitos, com mais de 500 mil plantões gerenciados em nosso sistema.
Entenda a escala médica de trabalho
Quem é responsável pela escala de plantão médico?
O gestor da equipe é o responsável para criar as escalas de plantões dos médicos.
Elaboração de escalas dos médicos pelo diretor clínico
O diretor clínico é quem vai elaborar e gerenciar as escalas médicas, visando um maior aproveitamento do tempo e plantonistas disponíveis de acordo com a realidade da equipe.
Como fazer escala médica?
O menu de escalas possibilita o cadastro dos plantões fixos organizados semanalmente, permitindo a configuração de novos plantões.
As escalas fixas podem ser criadas para 1 semana, duas semanas ou até 4 semanas.
O sistema permite ao coordenador analisar quais médicos estão escalados para plantões e horários específicos. Assim, não sobrecarrega nenhum plantonista.
Com as escalas criadas é possível ter o maior controle dos períodos de férias de cada médico. Há uma ferramenta que te permite marcar quando o médico plantonista sairá de férias e quando será seu retorno.
Escala de plantão médico
As escalas médicas devem ser pensadas com o propósito de organizar os horários dos plantões, projetando o maior aproveitamento dos funcionários, a produtividade da equipe como um todo e principalmente o bem-estar dos pacientes.
Critérios para escala de plantão médico
As escalas médicas devem seguir o código de ética de medicina e as leis trabalhistas para que todos os direitos dos trabalhadores seja garantido.
O sistema Meus Plantões permite a elaboração de escalas fixas e flexíveis. No meu é possível ter uma visão semanal das escalas. Você consegue distribuir as folgas de maneira organizada, além de poder resolver conflitos de escala, reduzido falhas.
Visualize de maneira rápida o status dos plantões: depois que o coordenador liberar a escala para todos acessarem, os plantões estarão destacados por cores, as quais indicam o status da tarefa. Você acompanha em tempo real, 24 horas por dia, as tarefas de cada um.
A elaboração das escalas no sistema Meus Plantões possibilita a criação de diferentes períodos. Em cada um deles, você consegue criar diferentes plantões e marcar qual plantonista será responsável por ele.
O único que consegue imprimir a escala médica em Excel é o coordenador.
Modelo de planilha de escala de plantão médico.
Elabore a escala médica sem grandes obstáculos. Para isso, basta cadastrar todos os colaboradores e suas especialidades e áreas de atuação.>
Feito isso, é só configurar a escala fixa de uma semana de trabalho, onde estarão indicados os períodos e os plantões, os plantonistas responsáveis, tipo de plantão, o local e a remuneração.
Depois de criar a escala, você pode liberá-la para toda equipe acessar. Nesse momento, os colaboradores poderão ver quais plantões estão disponíveis para cada um, quais permitem a troca e quais estão vagos. Todos serão notificados por e-mail pelas ações nas tarefas.
O coordenador irá cadastrar todos os colaboradores e definir os plantões de cada um. Quando a escala for liberada, os plantonistas poderão editar ou fazer trocas nos plantões marcados para tal. Isso gera mais autonomia aos funcionários, porém de maneira muito segura. Agiliza também os processos, ganhando tempo nas transações de trocas de plantões, ausências e outros procedimentos que poderiam atrasar o desempenho da equipe.
Escala de plantão de médicos nos finais de semana
O sistema permite editar dias da semana na escala fixa. Os dias selecionados, poderão ser editados com os períodos e plantões escolhidos e não serão replicados para as outras semanas.
Crie a escala e selecione os horários dos plantões em cada período. Caso haja necessidade de alterações nos horários, o coordenador consegue fazer isso de maneira fácil, apenas clicando no plantão. Os plantonistas podem acompanhar tudo em tempo real, assim que a escala é liberada.
Tipos de escala de trabalho para médicos
Escala de trabalho dos médicos 12×36
Na escala 12x36 o funcionário trabalha 12h e tem 36h consecutivas de descanso.
Escala de trabalho dos médicos 18×36
Na escala 18x36 o plantonista possui uma jornada de trabalho de 18h e folga 36h consecutivas.
Escala de trabalho dos médicos 24×48
Essa escala permite que a cada 24 horas trabalhadas, o plantonista tem direito a 48 horas de descanso.
Jurisprudência para escala de plantões médicos
Para garantir condições de trabalho justas a todos, as escalas de plantões médicos devem respeitar as leis trabalhistas. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê diferentes tipos de escalas. Os tipos de escalas permitidas são a 5×1, 5×2, 6×1, 12×36 e 24×38.
No âmbito das leis, é importante conhecer algumas regras para as escalas de plantão:
- A carga horária do plantão médico não deve ultrapassar 24 horas ininterruptas.
- É necessário um período de 11 horas consecutivas de descanso entre uma jornada e outra.
- Ao menos uma vez a cada 7 semanas o descanso semanal deve ser concedido no domingo.
- Períodos de trabalhos que excedam as 6 horas, é exigido que se tenha ao menos de 1 a 2 horas destinadas ao repouso e alimentação.
Segundo a Resolução CFM nº 2.056, de 20 de setembro de 2013, os diretores clínicos de instituições públicas ou privadas devem organizar as escalas de plantão para que não haja lacunas durante as 24 horas de funcionamento da instituição.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, o responsável pela elaboração das escalas de plantão é do Diretor Técnico do estabelecimento. Assim como nos casos em que há ausência de plantonista, este profissional também deverá providenciar um plantonista de substituto.
CRM fiscaliza escalas médicas internas?
De acordo com a Resolução CFM Nº 2.147, de 17 de junho de 2016 do Conselho Federal de Medicina é dever da Direção Técnica zelar pelo “cumprimento das disposições legais e regulamentares em vigor”. Além disso, ele deve organizar a escala de plantonistas, de forma que não haja lacunas pelo período de 24 horas de funcionamento do estabelecimento. Também deverá solucionar problemas relacionados a ausências de plantonistas.