Escala deTrabalho

Monte as escalas de trabalho e otimize seu tempo, centralizando tudo em um só lugar.

Escala de trabalho Meus Plantões

Controle melhor a dinâmica da sua instituição. Gerenciando as escalas de maneira mais assertiva, você ganha tempo, reduz custos e potencializa o rendimento da sua equipe.


Como funciona o programa de escala Meus Plantões?

O sistema de escalas do Meus Plantões te permite agrupar de forma organizada todas as incumbências do gestor para uma satisfatória aplicabilidade dos horários dos plantões de várias equipes.

Com um menu fácil de navegar, monte escalas de trabalho e disponibilize gratuitamente para a sua equipe.

Elabore e administre escalas com todos os turnos e horários de cada funcionário, visando a melhoria da produtividade dos membros da equipe.

Como criar escala de trabalho?
Para criar uma escala de trabalho é preciso ter em mente qual será o tipo de escala, qual será a carga horária de trabalho, o tempo do intervalo, quais dias da semana serão trabalhados e quais serão destinados às folgas e às férias. Depois de elaborar isso, basta colocar os horários e os responsáveis em seus respectivos turnos na escala do sistema.

Monte a escala dos funcionários semanal. Gerencie os horários dos turnos e evite a sobrecarga dos membros da equipe, melhorando o desempenho da sua empresa.

Controle de escala de trabalho de todas as equipes
Nas escalas é possível colocar os horários e os responsáveis, além de observações que considera fundamentais. Tenho o controle as faltas e do rendimento dos funcionários.

No menu Escalas Fixas você cadastra a escala dos funcionários na semana modelo. Com isso, é possível configurar a periodicidade dessa semana em quinzenal ou mensal.

Vantagens de usar o sistema Meus Plantões

Controle de erros
Com as ferramentas do Meus Plantões você consegue controlar as ausências e substituir os plantonistas, além de otimizar o tempo, reduzir custos, permitindo um maior desempenho no monitoramento das escalas.

Otimize seu tempo
No menu de escalas fixas você consegue saber em tempo real quais tarefas estão sendo feitas. É possível controlar as faltas, atrasos e se prevenir de futuras lacunas na escala.

Acompanhe em tempo real
Controle toda a movimentação dos plantões dos membros da equipe, em tempo real, 24 horas por dia, através do aplicativo ou web..

Fácil navegação
Com design moderno, a plataforma foi criada pensando em agilizar os processos de gerenciamento das escalas médicas.

Acompanhe o desempenho da equipe
Tenha acesso aos relatórios e veja o desempenho de cada funcionário das equipes. Veja todas as informações sobre os plantões, atividades realizadas, horas trabalhadas, faltas, horas extras.

Com o aplicativo Meus Plantões você gerencia as escalas na palma da mão. Controle os horários e os turnos dos plantões e ainda é possível encaminhar mensagens. Ele está disponível para IOS (iPhone) e Android.

O cálculo da escala de trabalho deve seguir as leis trabalhistas, em casos da sua empresa trabalhar com o regime CLT. Quando for definido o tipo de escala, o sistema permite criar escalas de maneira automatizada, de acordo com a configuração da empresa.

Depois de configurar a escala fixa, é possível salvar no seu computador através de um arquivo em Excel.

Planilha de escala de trabalho Excel automático – download grátis
Com acesso exclusivo ao item “administrar escalas”, o gestor tem a opção de imprimir a escala e também salvá-la para acessar, caso haja necessidade.

O quadro de escala de trabalho fica disponível para todos os funcionários que possuem acesso à plataforma. Eles poderão visualizar todos os horários dos plantões e a movimentação em tempo real.

Seja uma das empresas que confiam no Meus Plantões

Pensando nos desafios de gerenciar uma equipe e suas escalas de trabalho, o Meus Plantões criou um sistema inovador e funcional que facilita todo o processo de gerenciamento de escalas. Seja um dos nossos clientes satisfeitos, com mais de 500 mil plantões gerenciados em nosso sistema.

Entenda as escalas de trabalho

As escalas servem para organizar os horários dos funcionários para um melhor aproveitamento e rendimento da equipe. Há diversos tipos de escalas que as empresas podem seguir. Cada gestor deve escolher qual a melhor configuração de escala de acordo com as necessidades da instituição.

O que é escala de trabalho?

Escala de trabalho consiste em como os horários de cada funcionário estará distribuído ao longo dos períodos dentro da dinâmica da empresa.

Como fazer uma escala de trabalho?

Ao fazer a escala de trabalho o gestor deve seguir as configurações da empresa. Se ela segue o modelo CLT de contratação, então as escalas devem seguir a legislação.

Como funciona escala de trabalho?

As escalas de trabalho funcionam como um sistema de compensação e revezamento dos horários dos funcionários, de forma que haja o maior aproveitamento da mão de obra.

Tipos de escala de trabalho

Há diversos tipos de escalas de trabalho que a empresa pode aderir. Se trabalhar conforme o regime de contratação CLT, elas devem seguir a legislação trabalhista.

Com a sistema Meus Plantões você consegue visualizar os horários de folgas dos colaboradores e dos dias trabalhados na semana.

Crie uma escala fixa com todos os turnos configurados ao longo da semana. A escala permite a visualização dos turnos nos períodos da manhã, tarde e noite. Também é possível ver quem é o responsável por cada turno.

Exemplos de escalas de trabalho por turnos
A depender de como a sua empresa se organiza por turnos (diurnos, misto, noturno ou parcial) para que a produtividade da empresa aconteça 24 horas por dias. Com o sistema Meus Plantões é possível personalizar as escalas de acordo com as suas preferências. Confira um exemplo de escala dividida em turnos.
https://www.engconsultiva.com.br/2017/10/como-fazer-escala-da-folga.html

Independente do tipo de escala de trabalho, nela deve estar representada os horários dos plantões de cada funcionário distribuídos ao longo dos turnos.

A escala de revezamento serve para empresas que funcionam 24 horas por dia. É preciso ter o revezamento para que não haja sobrecarga a nenhum funcionário, e as folgas devem ser distribuídas de maneira que seja respeitada a legislação.

O que é trabalhar em escala de revezamento?
Trabalhar em escala de revezamento significa que os funcionários de uma empresa são legalmente autorizados a trabalharem nos domingos e feriados, de forma que as folgas e os dias trabalhados sejam distribuídos em forma de escala para que nenhum colaborador fique sobrecarregado e a instituição continue com o seu rendimento.

Escalas de trabalho permitidas por lei

As escalas permitidas pela legislação visam garantir condições justas de trabalho. Elas podem ser:

A escala de trabalho 6×1 significa que o funcionário irá trabalhar por seis dias consecutivos e folgar um dia.

A escala de trabalho 12×36 significa que o colaborador irá trabalhar por 12 horas e tem 36 horas consecutivas de descanso.

Escalas de trabalho 5×1 consistem em cinco dias trabalhados para um dia de folga.

Essa é uma das escalas de trabalho mais comuns, onde se trabalha por 5 dias seguidos e 2 dias destinados para folga.

Esse tipo de escala institui que se trabalhe por 24 horas, seguidos por 72 horas de descanso.

A escala de trabalho 24×48 significa que se trabalhe por 24 horas, seguido por folga de 48 horas.

Para montar a escala Marshall deve-se ter em mente que ela serve para empresas que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os funcionários deverão trabalhar por escalas, sendo que os horários serão distribuídos de maneira semelhante à escala 12×36. Serão 12 horas de trabalho por 3 dias consecutivos e folgas de 2 dias, depois trabalham mais 2 dias, seguidos por 3 dias de folgas. A principal diferença entre a escala Marshall e a escala 12×36 é que, da maneira como ela é estruturada, a cada 15 dias, os funcionários conseguem a sexta, o sábado e o domingo de folga.


Escala fixa de trabalho

A escala fixa de trabalho será a que você usará como molde. Ela poderá ser replicada e você consegue fazer alterações caso haja necessidade.


Montar escala de trabalho

Para montar uma escala de trabalho deve-se primeiro determinar qual tipo de escala a empresa irá aderir. Isso significa que deverá se estabelecer quantos dias serão trabalhados e quantos serão destinados às folgas, organizando a sua estrutura de trabalho em escalas.

Escala de trabalho de 6 horas


De acordo com a CLT as jornadas de 6 horas diárias preveem um intervalo de 15 minutos.


Escala de trabalho de 8 horas


Para jornadas de trabalho de 8 horas geralmente é usado o tipo de escala 5×2.



Escala de trabalho CLT

De acordo com a CLT há diversos tipos de escalas que a empresa pode aderir. A escolha deverá ser feita conforme as necessidades da instituição. Lembrando de que algumas regras deverão ser respeitadas, como, por exemplo, a jornada máxima permitida por lei de 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais.

Escala de trabalho em hospitais

Cada hospital deverá decidir qual a melhor escala de trabalho deve ser adotada para que a dinâmica do hospital aconteça de maneira funcional, organizada, de modo a garantir um desempenho satisfatório pelos membros da equipe. Lembrando que essa decisão deve estar embasada nas leis trabalhistas e de acordo com o sindicato de cada categoria.

Direito adquirido escala de trabalho
O direito adquirido é previsto por lei, no artigo 468 da CLT, e protege o empregado de possíveis alterações no contrato que possam prejudicá-lo de maneira direta ou indireta.


Dúvidas frequentes sobre escala de trabalho

Elaborar uma escala de trabalho não é um processo simples, visto que hospitais trabalham 24 horas por dia, por sete dias na semana. Além disso, há o fato de ter muitos profissionais envolvidos para cumprir seus plantões na escala, de forma que nenhum setor sofra defasagens. Por ser tão complexo, é normal que se tenham dúvidas em torno do assunto. Confira algumas informações extras sobre as escalas de trabalho.

Uma empresa que trabalha em regime de escala deve-se organizar os horários dos funcionários de modo que garanta um atendimento e rendimento satisfatório, além de não haver sobrecargas nos funcionários.

Quem trabalha em regime de escala tem direito a feriado?
Não. Se nos dias trabalhados na escala houver algum feriado, o funcionário deverá cumprir a escala normalmente. Mas, quando acontecer do colaborador trabalhar em feriados, o valor pago deverá ser em dobro.

Em comunicados de mudança nos horários da escala de trabalho, deverá estar explícito o novo horário e a data a partir da qual ele passará a valer.

A empresa pode mudar a escala de trabalho?
Sim, pois quem determina os horários dos funcionários é o empregador. Se para os interesses da empresa é mais vantajoso alterar os horários dos colaboradores, essa mudança deverá ser respeitada por todos.

Há diversos tipos de escalas de trabalho. Confira alguns modelos de escalas de trabalho dos tipos 5×1. (https://escalasdetrabalho.com.br/escala-de-trabalho-5×1/),

Qual a melhor escala de trabalho?
A verdade é que não há uma resposta certa para essa pergunta. A melhor escala de trabalho deverá ser aquela que responda de maneira mais eficaz às necessidades da instituição.